Instituto Brasil Acessível lança projeto de reforma de lar de idosos

Projeto Vovô Querido propõe adequação dos ambientes em entidades que assistem idosos

O Instituto Brasil Acessível lança o Projeto Vovô Querido que vai propor reformas às entidades que abrigam idosos em todo o Estado de São Paulo. A medida visa a aplicação dos conceitos de arquitetura inclusiva em ambientes já construídos e também em novos projetos de construção para adequação dos espaços às necessidades específicas dos residentes. Dois abrigos em São Paulo já estão incluídos nesta ação.

A Casa dos Velhinhos Ondina Lobo, na Chácara Flora, em São Paulo, e a Associação Lar para os Velhos São João, no município de José Bonifácio, a 540 quilômetros da capital paulista, serão as primeiras a sofrerem intervenções. A programação dos trabalhos para realização das obras será dividida em duas fases, avaliação das mudanças necessárias nos projetos de arquitetura e captação de recursos. As duas instituições assistem juntas 125 idosos, entre homens e mulheres.

"Nossa expectativa é proporcionar independência e segurança aos idosos no uso das instalações das entidades, que deverão ser adequadas de acordo com a proposta de arquitetura universal", diz Sandra Perito, presidente do Instituto Brasil Acessível. O projeto Vovô Querido, segundo ela, terá de contar com apoio tanto das comunidades quanto dos empresários. "Precisamos de recursos para esta ação, o Instituto Brasil Acessível tem como meta intervir tanto em projetos já construídos quanto conscientizar para a elaboração de novos projetos adequados, mas para isso é preciso apoio e envolvimento da sociedade".

A especialista em projetos de moradia para idosos diz que no Brasil não há números exatos de quantos são abrigados em instituições, asilos, casas de repouso, porém, a medida que a idéia se propagar será possível um levantamento de quantos e onde estão esses idosos, a fim de propor melhorias nas instalações das habitações. "Acredito que será um estímulo à criação de projetos inclusivos, além de despertar a conscientização da população sobre a influência dos ambientes na vida do idoso, independente de suas habilidades, condições físicas e de saúde para o uso pleno do lugar em que vive", diz ela. Com o Projeto Vovô Querido o Instituto Brasil Acessível prevê a promoção do envelhecimento saudável e a manutenção máxima da saúde das pessoas que vivem em abrigos específicos.

Pesquisa

"Os idosos freqüentemente se sentem satisfeitos em relação à sua moradia. As limitações de uso são percebidas como naturais da idade avançada e eles adaptam-se às barreiras pela mudança de comportamento e redução das atividades, comprometendo, no entanto, sua autonomia", diz Sandra Perito, apontando o resultado de uma pesquisa realizada com cerca de 400 pessoas com mais de 60 anos, moradoras em São Paulo.

A pesquisa detectou que para os idosos a percepção de barreiras no uso do ambiente e a aceitação de intervenções corretivas sofre forte influência de fatores psicológicos. Para que essa identificação ocorra, as características do ambiente devem ser relacionadas com os problemas de saúde e limitações funcionais, problemas muitas vezes omitidos pelos idosos, que não se sentem à vontade em demonstrar sua fragilidade a ninguém, nem a si mesmos.

Porém, uma vez que a relação do idoso com sua moradia é de difícil solução pelo próprio usuário, premissas de projetos habitacionais devem ser revistas de modo a permitir que o espaço residencial absorva suas necessidades físicas e psíquicas, garantindo pleno uso, independentemente da idade e grau de habilidade.

Quando o ambiente fica inadequado a pessoa pode encarar o problema mudar, reformar, mudar padrões de atividades) ou ser passiva (mudar a cabeça, em vez da casa, ou não fazer nada). O bem estar fica seriamente ameaçado quando a moradia não é adequada e o usuário não pode alterar a situação, fazendo com que ele sofra física e mentalmente, viva com medo e, muitas vezes, sofra mais acidentes. Dados do Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que 5% a 10% da população com mais de 60 anos sofre acidentes domésticos.

Remover barreiras no uso do ambiente, desde a criação do projeto, considerando-se as alterações do organismo humano ao longo da vida, contribui para o bem-estar dos idosos e reduz a necessidade de mudança para um ambiente mais restritivo. Projetos residenciais adaptáveis que considerem as mudanças fisiológicas, físicas, sensoriais e psíquicas do homem, baseados nos princípios do universal design, produzem boas soluções ambientais, capazes de aumentar a autonomia do usuário, além de permitir que as adaptações aconteçam naturalmente, com facilidade e custo reduzido.

Como ajudar neste projeto

A empresa ou comunidade pode participar como patrocinadora para financiamento da obra ou também cedendo os materiais que possam ser utilizados na reforma. Na Associação Lar para os Velhos São João foi executado um projeto de reforma para a transformação de um dormitório de 9,60 m2 em um banheiro/vestiário, que irá permitir melhorias na movimentação dos idosos e das equipes de apoio da entidade. Já na Casa dos Velhinhos Ondina Lobo o projeto de reforma, executado em conjunto com o arquiteto Ricardo Amá, de reforma geral da entidade. Além disso, será criado um manual de especificações de produtos que podem ser adotados nos projetos de entidades que assistem idosos, de acordo com a arquitetura inclusiva.

Como participar

A sua empresa pode participar como patrocinadora adquirindo uma ou mais quotas para financiamento da obra e também cedendo
os materiais que possam ser utilizados na reforma.

O Instituto Brasil Acessível oferece como contra-partida a elaboração do projeto arquitetônico.

Torne-se um Patrocinador do Projeto Vovô Querido e contribua para um Brasil mais inclusivo. Participe!
Nome:
E-mail:
Telefone:
Assunto:
Comentários: