Despertar O casal perdeu o filho de 11 anos de idade. O menino morreu vítima de câncer. Os pais fizeram tudo o que podia ser feito, mas o menino passou para a fase terminal e daí em diante eles resolveram lutar contra o tempo.

 
 

Despertar o entendimento do público para a acessibilidade é o principal objetivo da arquiteta Sandra Perito, presidente do Instituto Brasil Acessível e criadora da Casa Cor.

 
 

“Nada de incômodas barreiras, de estreitos e labirínticos corredores, que no dia anterior devia utilizar, ainda, o público por demais reduzidos”.

De acordo com o dicionário, o termo Acessibilidade refere-se a tudo o que se possa alcançar, conseguir ou possuir. De uma forma mais ampla, podemos definir acessibilidade como o direito de ir e vir de todas as pessoas, com autonomia e independência, isto é, o direito básico garantindo pela Constituição Brasileira, e que somente agora passa a ganhar a merecida atenção dos envolvidos.

 
 
 

AO CREA-SP, por meio do seu Grupo de Trabalho de Acessibilidade, iniciou no último dia 10, na unidade Nestor Pestana – Capital paulista -, o Módulo I do Curso de Capacitação Técnica em Acessibilidade e Mobilidade Urbana, cujo objetivo foi introduzir os conceitos de acessibilidade e desenho universal nas questões relativas ao projeto e aplicação das normas técnicas de acessibilidade, baseadas na NBR 9050.

  - leia mais -

 

Veja cartilha elaborada para os profissionais envolvidos nos ambientes da Casa cor São Paulo 2005.

  - leia mais -

 

A Procuradoria da República de São Paulo realizou, no dia 9 de março, na capital paulista, audiência pública objetivando colher informações sobre a adoção do conceito de desenho universal na produção e na instalação de equipamentos de uso público de telefonia.

  - leia mais -

 

As crianças precisam de espaço para brincar.

Nas grandes metrópoles, principalmente, os espaços de moradia vêm tornando-se cada vez menores. A grande maioria das pessoas acaba morando em edifícios de apartamentos, em função da segurança proporcionada, mas nestes mal cabem seus móveis, tão pouco crianças cheias de energia.

  - leia mais -

 

Cinco elementos críticos foram incorporados aos banheiros, que incluem previsão de instalação de barras de apoio e piso antiderrapante.

  - leia mais -

 

Os progressos da medicina têm permitido que cada vez mais pessoas tenham a vida prolongada, acarretando uma profunda mudança no perfil demográfico da sociedade brasileira: pessoas idosas representam, hoje, uma significativa parcela da população.

 

- leia mais -


 

A construção do protótipo teve como um dos principais objetivos desmistificar o preconceito que construir uma moradia dentro dos padrões universais oferece mais custo ao empreendedor. O custo é praticamente o mesmo da construção convencional e nem sempre é necessária uma área maior.

 

- leia mais -


 

Projeto tem como proposta demonstrar aplicação dos princípios do universal design no mercado brasileiro, com ênfase no conceito da "Casa para a vida toda”.

  - leia mais -


Ao longo das décadas, a produção das diferenças entre os homens se tornou muito mais visível, “a historia de qualquer sociedade até nossos dias é a história da luta das classes” (K.Marx) e essas lutas se desenrolam na cidade, nascedouro da burguesia e do proletariado industrial. A cidade capitalista tem como premissa básica a produção e reprodução do capital resultando nas desigualdades.

  - leia mais -

 

A escada é ampla e segura. Há previsão de poço para instalação de um elevador. As janelas são grandes e têm peitoris baixos, cerca de 60 cm para que se possa ter visão mesmo quando sentado ou deitado, os pontos de tomada nas paredes são acessíveis, mais ou menos na altura do assento da cadeira, o piso tem alto contraste, mas sem ofuscar, a porta do banheiro é ampla, na rota do dormitório com banheiro há luz de balizamento.

Tais cuidados na hora de planejar a construção da casa já são adotados por arquitetos atentos aos princípios do Universal Design, um movimento que começa a chamar a atenção do brasileiro.

  - leia mais -
 

A falta da visão, sentido que representa cerca de 87% das informações que são absorvidas no nosso dia a dia, cria grandes mudanças no modo de se entender e perceber o mundo. Numa cidade gerada para atender pessoas ditas “normais”, pouco se consegue oferecer de eficaz para as necessidades dos cegos ou parcialmente deficientes. Como uma pessoa saberá onde está ou para onde vai, com certeza, se toda a sinalização da cidade está voltada para os que vêem?

  - leia mais -